O vereador Edson Sousa, da cidade de Divinópolis – MG, enquanto analisava o que poderia ser melhorado para população, ele deve ter logo pensado, “por quê não alterar a cor do luto?” . Possivelmente, foi assim que nasceu o projeto de lei criado por ele em que altera a cor que simboliza o luto oficial para cinza, ao invés da tradicional cor preta, pois de acordo com sua opinião é pra evitar “agredir a identidade negra”.
De acordo com o Projeto de Lei n° 83/2017, apresentado pelo pmdbista no último dia 20 de junho, “as palavras preto/preta em nosso país se tornaram formas de expressões para agredir a identidade e cultura negra”, dado que “expressões como ‘dia de preto’, ‘coisa de preto’ e ‘a coisa está preta”, continuam sendo utilizadas. Segundo o vereador, isso “demostra que a palavra ‘preto’ ainda está sendo muito usada para perpetuar os conceitos de cunho racista”.
O vereador é ligado ao movimento racista negro. Ele afirma que esta é “uma mudança cultural, começando pelo município de Divinópolis”.
Revolta Brasil