Vereador acusa superfaturamento
Em entrevista à coluna, o vereador Cesar Paulo Philipsen, de cognome “Bugio”, da bancada do Progressistas (PP) na Casa Legislativa, relatou e fez afirmações de que “houve superfaturamento na aquisição de terrenos para construção de moradias populares por parte da prefeitura de Santo Augusto”.
Eis os principais pontos da fala do edil: “Em 2021 a prefeitura comprou uma área à base de 700 sacas de soja ao hectare; em 2022, comprou outra área pelo valor de R$ 262 mil, equivalente a 980 sacas de soja ao hectare; agora, em 2023, adquiriu uma outra área, de 1,2 hectares na proporção de 4.200 sacas de soja por hectare, e uma área menorzinha, de 0,5 hectares, anexa, pela qual foi pago R$ 332 mil. Então ela fecha 4.821 sacas de soja por hectare. Todos os negócios de terra que saíram na redondeza, na volta, encostada em calçamento, ficaram em torno de mil sacas de soja por hectare. Então é superfaturado, não tenho dúvida, não tenho dúvida”, concluiu o vereador.
Prefeita silencia
Por si só os números apresentados pelo vereador se mostram controversos, além de não cogitar sobre perícia pelo setor imobiliário que comprove as afirmações. Está assim levantado uma questão grave envolvendo a gestão pública. Por isso, a coluna levou ao conhecimento da prefeita Lilian todo o conteúdo fielmente transcrito da afirmação feita pelo vereador Cesar Paulo onde ele diz não ter dúvida que houve superfaturamento na aquisição de terrenos pela prefeitura. Na mesma ocasião, a coluna indagou da prefeita se ela deseja contrapor e fazer esclarecimento a respeito. No entanto, a chefe do Poder Executivo, Lilian Depiere, apenas respondeu que iria avaliar, e não mais se manifestou, silenciou, simplesmente. Portanto, paira a dúvida. De um lado, o denunciante sem apresentar provas ou elementos que confirmem suas afirmações, fez uma acusação forte contra a gestão pública municipal, e de outro, a prefeita ignora a grave afirmação feita pelo edil. Porém o caso não se limita ao vereador e/ou à prefeita, mas ao todo, aos santoaugustenses que anseiam pela verdade. É isso.