“Abstenções maiores do que em anos anteriores não são descartadas”, disse o presidente do TRE, desembargador Voltaire de Lima Moraes
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul irá lançar campanha destacando a importância do voto e visando minimizar abstenções nas eleições municipais deste ano. A preocupação com o aumento do percentual de ausência de eleitores no dia da ida às urnas ganhou novas dimensões em função dos desdobramentos das enchentes no Estado.
“Abstenções maiores do que em anos anteriores não são descartadas. Por isso a ampla campanha que iremos lançar. Vamos destacar a importância do voto nesta escolha dos gestores municipais, dos prefeitos, das ações governamentais e, inclusive, da proteção das cidades e da pauta de proteção ambiental, da qual não podemos abrir mão”, disse o presidente do TRE, desembargador Voltaire de Lima Moraes, em entrevista ao programa “Esfera Pública”, da Rádio Guaíba.
O desembargador destacou que o tribunal está desde 2023 se preparando para as disputas municipais, mas que a catástrofe representa um fato novo e de destaque. “Nosso trabalho será muito maior. Estamos monitorando a situação diariamente junto aos municípios atingidos”, afirmou.
Voltaire de Lima, que tem a trajetória marcada pelo tema do meio ambiente, uma de suas bandeiras há décadas, salientou ainda que além de reuniões virtuais, que vêm sendo realizadas com chefes de cartórios eleitorais, entre outros, o TRE já organiza audiências públicas presenciais em diversas regiões do Rio Grande do Sul, especialmente as atingidas de forma mais violenta, para verificar in loco a situação e também para ouvir as comunidades.
Por Taline Oppitz – Correio do Povo