No final de outubro o Senado Federal aprovou a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (LONPC). Entre os policiais, era quase um consenso que o presidente Lula sancionaria a lei. Ledo engano, na semana passada, dia 23, a COBRAPOL e as demais entidades da instituição, se disseram surpresos com o veto de pontos fundamentais para os Policiais Civis.
O presidente da Ugeirm Sindicato dos agentes da Polícia Civil gaúcha, Isac Ortiz, diz que, infelizmente, Lula parece não ter entendido a importância dos trabalhadores da Segurança Pública, em um momento que a sociedade brasileira é assolada pela violência e pelo crescimento do crime organizado. E conclui: A traição protagonizada pelo presidente Lula, atinge em cheio a população do país, enfraquece a polícia investigativa no país e fortalece o crime organizado, que aterroriza a sociedade.
Surpresos?
Ora, confesso que não entendi a surpresa das entidades policiais com o veto do presidente. Surpreso eu ficaria é se Lula tivesse sancionado a LONPC aprovada pelo Senado Federal. Lula é velho conhecido como indisposto a ter polícia valorizada e eficiente, e da mesma forma avesso ao combate à criminalidade, mormente ao crime organizado. Incrível, mas é o que temos. Lula lá e Leite aqui. Que sina!