Foto/fonte: site Rádio Querência
Segunda-feira, 04 de janeiro, 08h30min da manhã, Pedro Barbosa Pereira (Passarinho), 48 anos, funcionário público municipal, zelador da Praça Pompilio Silva, no centro de Santo Augusto, estava em seu local de trabalho no exercício de sua atividade, quando foi surpreendido por um motoqueiro que estacionando a moto na rua dirigiu-se à vítima e, incontinenti, desferiu contra a mesma, em sequência, três disparos de arma de fogo (revólver). Praticado o crime, o autor embarcou na motocicleta e deixou o local, enquanto que a vítima era socorrida e levada ao pronto socorro médico no Hospital Bom Pastor.
Constatado a gravidade dos ferimentos e a existência de projetis alojados no corpo da vítima, os médicos a encaminharam ao Hospital de Caridade de Ijuí onde foi submetido a cirurgia e se recupera satisfatoriamente.
Na quarta-feira (06), o autor se apresentou na Delegacia de Polícia e confessou a autoria, alegando ter efetuado os disparos em legítima defesa. A autoridade policial informou ter representado pela prisão preventiva do autor, o que foi indeferido pelo Poder Judiciário, em virtude de o mesmo não possuir antecedentes criminais, entre outros, decidindo substituir por medidas cautelares alternativas, entre elas a de não se ausentar da comarca sem autorização judicial, se apresentar em juízo nas datas determinadas, não se aproximar da vítima, enfim.
Embora a autoridade policial não tivesse declinado o nome do autor confesso, a reportagem apurou tratar-se de Sandro Roberto Lissack, residente em Santo Augusto.
A investigação policial e a consequente elaboração do inquérito policial respectivo prosseguem junto à Delegacia de Polícia Civil visando a completa elucidação do fato, esclarecendo as reais motivações e circunstâncias em que ocorreu o crime. O Celeiro
PS.: Justiça decreta Prisão Preventiva. No anoitecer desta sexta-feira (08/01), a Polícia Civil informou ao blog que nesta tarde o Poder Judiciário, reavaliando a decisão anterior, decretou a Prisão Preventiva do autor da tentativa de homicídio, cujo mandado foi cumprido pelos agentes da Delegacia de Polícia local por volta de 17h e o investigado foi conduzido ao Presídio Estadual de Três Passos.