Santo Augusto em destaque
Para regozijo de sua gente, o município de Santo Augusto foi classificado em 22ª posição no ranking de governança no Rio Grande do Sul. O levantamento foi desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) que estabelece ranking entre as gestões municipais do país de acordo com dados de sua governança.
Aqui na Região Celeiro, os municípios se enquadram no grupo 1 e 2 (até 20 mil habitantes e PIB acima de R$ 17.123 milhões) e grupo 4 (de 20 a 50 mil habitantes e PIB acima de R$ 16.710 milhões). Entre os municípios com população até 20 mil habitantes e com Produto Interno Bruto acima de 17.123 milhões, Santo Augusto está em situação de destaque na classificação, eis que detentor do Índice de Governança Municipal (IGM) mais elevado de toda a microrregião. Outro ponto saudável atribuído ao município é o seu índice de desempenho, o maior entre os 21 analisados. Em 2021, o IGM de Santo Augusto era de 6,78, tendo passado a 6,83 em 2022 e agora a 7,32 em 2023. Portanto vem em uma crescente de posições.
Aliás
O índice geral de governança considera a análise das finanças, gestão e desempenho, envolvendo dados relacionados aos indicadores fiscais, investimentos, equilíbrio previdenciário, custo Legislativo, gestão de colaboradores, planejamento e transparência, e também informações sobre educação, saúde, saneamento e meio ambiente, vulnerabilidade da população e segurança.