Em Porto Alegre ocorreram sete mortes violentas. No caso mais recente, umpolicial militar à paisana matou um assaltante e deixou outro ferido na zona norte da Capital. Segundo a polícia, o soldado estaria com a esposa nas imediações do parque Germânia quando teria sido abordado por dois criminosos que estariam em um veículo Onix prata no final da tarde de domingo. A dupla teria anunciado o assalto, mas o policial reagiu e atirou contra os bandidos, que fugiram.
Em seguida, dois homens baleados entraram para atendimento no Hospital Cristo Redentor e foi constatado que eram os mesmos que tentaram assaltar o policial. Um dos criminosos não resistiu aos ferimentos e morreu, ele foi identificado como Andrei Castilhos Souza. O outro segue em atendimento.
No começo da madrugada de sábado, um homem foi executado na Rua Manoel Fernandes, bairro Guarujá, na Zona Sul. Segundo a Brigada Militar, a vítima foi atingida por vários disparos em via pública. Testemunhas disseram que os autores se esconderam em um matagal.
Na manhã de sábado, três pessoas foram mortas em Porto Alegre. O corpo deIvertã Xavier Pereira, 16 anos, morto a tiros, foi deixado na Rua André Puente, no bairro Independência, na região central de Porto Alegre, por volta das 8h40mim.
Uma hora mais tarde, por volta das 9h40min, a polícia recebeu a informação de que outros dois homens foram mortos, também a tiros, na Rua Nazaré, na Vila Boa Jesus, na zona leste da capital.
Por volta das 16h de sábado, Leonardo Fontanela dos Santos, 18 anos, foi baleado na Rua Moab Caldas, bairro Medianeira. A vítima foi socorrida, mas acabou morrendo no Postão da Vila Cruzeiro.
Na sexta-feira, o taxista Daniel Esmiller Bastos Ramires, 29 anos, foi assassinado no bairro Jardim Ypu. De acordo com a polícia, o taxista morto tinha antecedentes criminais por receptação e apropriação indébita e, de acordo com a EPTC, o carteirão dele estava em situação irregular e não poderia estar dirigindo táxi
Violência extrema
O alto grau de crueldade chama atenção em alguns dos casos. Em Caxias do Sul, Ruares dos Santos Homem, de 33 anos, foi morto a pauladas no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz. O crime ocorreu por volta das 4h45min deste sábado.
Na madrugada deste sábado, em Rosário do Sul, um adolescente de 17 anos foi morto a facadas. Ele foi esfaqueado 14 vezes, próximo de casa, no bairro João Alves Osório, de acordo com a Brigada Militar. A polícia suspeita que o caso tenha sido motivado por uma desavença.
Em outro caso, um homem foi assassinado com diversos golpes de faca emSanto Ângelo, na Região das Missões. Talison Fonseca de Souza, foi encontrado na Rua 7 de Setembro, no Centro da cidade. Segundo a Polícia Civil, ele teria sido agredido por dois homens que desferiram várias estocadas de faca pelo seu corpo.
Outros crimes pelo Estado
SEXTA-FEIRA
Gravataí
Um homem que não teve a identidade confirmada, de 21 anos, foi morto a tiros na Rua Alberto Pasqualini, próximo do campo do Palmeirinhas, bairro Marrocos, por volta das 22h30min.
SÁBADO
Butiá
Edson Altair Varela Ribeiro, 20 anos, foi morto a tiros em frente a um bar. O crime foi por volta de 0h10min na travessa Vitor Hugo Demaman Tomé.
Gravataí
Uma mulher foi morta a tiros no pátio de casa, na Rua Pau Brasil, no Morro do Coco, por volta das 1h45min. O companheiro dela, que também foi baleado, foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu os ferimentos e morreu. O nome das vítimas não foi informado pela polícia.
Rosário do Sul
Iuri Soares dos Santos, 17 anos, foi morto com 14 facadas, por volta da meia-noite, próximo da sua casa, no bairro João Alves Osório. A polícia suspeita que o caso tenha sido motivado por uma desavença.
Eldorado do Sul
Rafael Júnior Aldrighi Cabral, de 21 anos, morreu baleado perto de uma parada de ônibus no Centro.
Lajeado
Paulo Henrique Balz, de 31 anos, foi baleado dentro de um veículo e seu corpo foi abandonado em uma via e os autores dos disparos fugiram. Até agora, ninguém foi preso.
Bagé
Jonathan Assunção Correa, de 24 anos, foi morto após levar um tiro na nuca e outro no peito, quando caminhava na Avenida Presidente Vargas. As investigações iniciais apontam que ele foi vítima de uma execução, já que o autor do crime fugiu sem levar nada.
Capão da Canoa
Marcelo Gonçalves, 26 anos, foi assassinado a tiros quando chegava em casa, no bairro Zona Nova.
Tramandaí
Aguinaldo Venâncio de Araújo, foi morto a facadas na Rua Castro Alves, bairro São Francisco.
Capela de Santana
Sérgio Valdemir Rodrigues, de 28 anos, e Adalvana Silva de Vargas, de 25 foram assassinados a tiros dentro de casa na madrugada.
Santa Maria
Diogo de Oliveira da Silva, 30 anos, foi morto a tiros quando estava em um bar às margens da BR-392. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Caxias do Sul
Ruares dos Santos Homem, de 33 anos, foi morto a pauladas por volta de 4h45min na Rua Cristóforo Randon, no bairro Euzébio Beltrão de Queiróz.
Ramon dos Santos Lindholz foi morto a tiros por volta das 23h na Rua Antônio Andrighetti, no bairro Vila Ipê.
DOMINGO
São Leopoldo
Jéssica de Lima Schultz, de 25 anos, morreu atingida por um tiro na cabeça na tarde deste domingo em São Leopoldo.
Mostardas
Urias Roberto da Costa Pereira, 60 anos, foi assassinado com disparos de arma de fogo. A polícia não passou maiores informações.
Caxias do Sul
Lucas de Oliveira Demarch, 21 anos, foi executado a tiros em sua residência por volta das 9h na Rua dos Ourives, bairro Santa Fé.
Santo Ângelo
Talison Fonseca de Souza, foi morto com golpes de faca e seu corpo foi encontrada na Rua 7 de Setembro, no Centro. Dois suspeitos de terem cometido o crime foram detidos.
Santa Maria
Elisandro da Silva Costa, de 35 anos, foi morto com tiros, um na boca e outro no peito, na Rua José de Alencar.
Taquara
Simone Beatriz da Silva Ramos foi morta a facadas pelo ex-companheiro na madrugada. Segundo a Polícia Civil, a vítima estaria em casa quando o crime ocorreu.
Alvorada
Jorge Alberto Alves e Silva, de 37 anos, foi morto a golpes de faca por volta das 7h, no final de uma festa de aniversário. Segundo a polícia, o suspeito do crime é enteado da vítima, que está foragido.
* Zero Hora com informações de Diário de Santa Maria, Diário Gaúcho, Pioneiro, Rádio Gaúcha e RBS TV.