Moradores protestaram contra ação dos policiais (Foto: João Laud/RBS TV)
Pelo menos 15 mortes violentas foram constatadas em 24 horas, entre a noite desta quarta-feira (2) e a tarde desta quinta (3), em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Segundo a Brigada Militar, foram nove pessoas mortas na capital, três em Alvorada e uma em Viamão, Gravataí e São Leopoldo.
Porto Alegre
em Porto Alegre (Foto: Arquivo Pessoal)
O caso que teve maior repercussão foi a morte de um jovem durante uma abordagem da Brigada Militar no Morro Santa Teresa, na Zona Sul de Porto Alegre. Segundo a polícia, Ronaldo Lima, 18 anos, reagiu e foi alvejado. Os moradores, porém, afirmam que ele foi atingido por um tiro nas costas. Ele morreu no local.
Imediatamente após o disparo, moradores da região começaram a protestar contra a ação dos PMs. Pedras foram arremessadas contra as viaturas, e pneus foram queimados. Nenhum policial militar ficou ferido. No final da manhã, dois ônibus e uma lotação foram incendiados na região.
Outras cinco mortes aconteceram no mesmo bairro. Um homem foi morto e uma mulher ficou ferida em um tiroteio no Morro Santa Tereza, na Zona Sul. Ele foi atingido por tiros e morreu na Rua Banco Inglês. A mulher foi baleada em uma das pernas e socorrida pelo Samu.
Em outra ocorrência, um homem foi morto em uma troca de tiros com policiais militares, também na Zona Sul. Ele estava em um carro roubado trafegando pelo Bairro Nonoai e reagiu a abordagem dos PMs. O tiroteio ocorreu na Rua Octávio de Souza. O criminoso morreu em atendimento no posto de saúde da região.
Também no Morro Santa Tereza, um homem morreu em um tiroteio por volta das 22h na Rua Araci de Azevedo José. A Brigada Militar não tem informações sobre a motivação do crime. A vítima não foi identificada.Após o confronto, houve outra troca de tiros, entre gangues rivais, flagrado pela equipe da Polícia Civil que ia até a Rua Octávio de Souza fazer a perícia. Foi na Avenida Moab Caldas, no Morro Santa Tereza. Uma pessoa, ainda não identificada, foi encontrada morta.
Ainda na Zona Sul, um homem morreu após ser baleado na Rua Padre Pedro Leonardi, no bairro Restinga. Ele tinha antecedentes criminais, segundo a Brigada Militar. No mesmo bairro, já por volta das 17h, foi encontrado o corpo de um jovem com marcas de tiro, parcialmente queimado, na Rua Domingos José Poli. A vítima não foi identificada.
Outro corpo foi encontrado no bairro Campo Novo, no final da manhã, com marcas de tiro no rosto. Na Zona Norte, um homem morreu após ser agredido no Bairro Bom Jesus. Altair de Vargas, de 50 anos, morreu em atendimento no Hospital Cristo Redentor após sofrer pauladas e pedradas. Ele teve traumatismo craniano. A Polícia Civil investiga.
Alvorada
Três jovens foram assassinados no começo da tarde desta quinta-feira (3) na Rua Otávio Rocha, Bairro Intersul. Segundo a Brigada Militar, as vítimas, de 18, 20 e 24 anos, foram alvejadas com tiros de pistola.
Viamão
Um homem foi morto no Bairro Monte Alegre, em Viamão. O crime ocorreu na Rua São Paulo. A vítima foi atingida por tiros, e já havia sido presa.
Gravataí
Um homem foi executado na cidade da Região Metropolitana. O crime ocorreu na Estrada Municipal, no Bairro Neópolis. A Brigada Militar foi chamada por testemunhas que relataram ter ouvido um tiroteio. A vítima morreu no local e não foi identificada.
São Leopoldo
Um soldado da Brigada Militar foi morto em uma tentativa de assalto na cidade do Vale do Sinos. Ele chegava de moto em casa quando dois homens tentaram roubá-lo. O policial militar reagiu e acabou matando um dos ladrões. O outro criminoso fugiu.