Pesquisar
Close this search box.

Quase duas semanas sem luz: municípios do Sul do RS seguem sem energia elétrica após temporal

CEEE Equatorial diz que serviço será retomado “provavelmente antes de sexta”. Somente Cerrito, uma das cidades atingidas, tem mais de 500 pontos sem luz.

Por RBS TV

falta de energia elétrica soma quase duas semanas em municípios na Região Sul do estado após a tempestade do dia 21 de março. Segundo a concessionária CEEE Equatorial, 1,3 mil clientes da região não tiveram o serviço restabelecido até esta terça-feira (2).

Somente em Cerrito, cidade com 5,8 mil habitantes, são mais de 500 endereços sem luz segundo a prefeitura. Pelotas e Jaguarão também enfrentam o desabastecimento, segundo a concessionária.

De acordo com a CEEE, dez equipes trabalham para o reestabelecimento da situação, mas não há uma data precisa para o retorno da energia.

O gerente de Relacionamento com o Cliente da Regional Sul da companhia, Egon Vivian, afirmou que a situação deve ser normalizada ‘‘provavelmente antes de sexta ainda’’.
Moradores do Sul do estado enfrentam segunda semana sem luz — Foto: Reprodução/RBS TV

Moradores do Sul do estado enfrentam segunda semana sem luz — Foto: Reprodução/RBS TV

Devido à situação, a falta de água também passou a ser um problema. Hoje, ao menos 800 pessoas dependem de caminhões-pipa em razão da impossibilidade de funcionamento das bombas.

Tão preocupante quanto a situação da água é o desabastecimento de alimentos. Trabalhadores rurais são afetados financeiramente. É o caso da Carmen Roll, que precisou descartar 500 litros de leite da propriedade, além do gasto com o diesel para manter os geradores ativos.

‘‘Tem muito prejuízo, porque vai contar todo o diesel que os geradores estão gastando, mais o leite que foi fora. Eu liguei até porque a gente tem cabos de alta tensão caídos. Eles (CEEE Equatorial) disseram que a primeira caminhonete que tivesse iriam mandar, mas não veio nada ainda”, diz.

Relembre a tempestade

Na madrugada do dia 21 de março, um temporal afetou 457 mil clientes e deixou 1,2 milhão de pontos sem luz no Rio Grande do Sul. A tempestade bloqueou vias, interrompeu o abastecimento de serviços essenciais, em especial as regiões Sul e Centro-Sul.

De acordo com a Defesa Civil estadual, 123 municípios reportaram transtornos, dentre os quais 45 relataram problemas relacionados à energia elétrica. Ao menos cinco pessoas ficaram feridas.

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos