Entidades recomendam que policiais boicotem o desfile de domingo (Foto: Felipe Truda/G1)
Entidades entendem que não há clima para os festejos farroupilha este ano.
Parcelamento de salários e projetos do governo são motivos de boicote.
Entidades que representam servidores da segurança pública do Rio Grande do Sul decidiram boicotar o Desfile Farroupilha em Porto Alegre no domingo, 20 de setembro. O ato ocorre em protesto contra o parcelamento de salários e os projetos de ajuste fiscal apresentados pelo governo Sartori.
Entidades de servidores da Brigada Militar e da Polícia Civil entendem que os festejos da Semana Farroupilha representam atividades extras para os policiais e, portanto, se enquadram dentro da operação-padrão. Os sindicatos pediram para os policiais que estiverem de folga não comparecerem ao desfile, rejeitando a convocação.
Para o presidente da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), que representa os servidores de nível médio da Brigada Militar, os policiais militares não devem comparecer. "Não há o que comemorar", afirma Leonel Lucas. "Se não estiverem escalados, pedimos para os brigadianos não irem desfilar", diz.
Nadine Farias, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep), diz que não se trata de um boicote, mas de coerência com as reivindicações da categoria. "Estamos priorizando os recursos que temos para as investigações criminais. Esse ano não há clima para o desfile por tudo o que está acontecendo, já que o estado não está pagando os salários em dia", afirma.
Já a Ugeirm Sindicato, que representa os escrivães, inspetores e investigadores da Polícia Civil, afirma que a participação dos policiais nos desfile é um contrassenso, apesar de reconhecer a importância da Semana Farroupilha para os gaúchos. "O governo Sartori tem afrontado os policiais, parcelando os salários, aprovando projetos que atacam direitos conquistados e desmontando a Segurança Pública", diz trecho da nota publicada no site da entidade. "Os policiais não têm condições de participar de atividades além das suas obrigações”, finaliza o texto.
A Brigada Militar confirmou presença no Desfile Farroupilha, com a presença de várias unidades. A expectativa é de que cerca de 2,5 mil pessoas participem do desfile em Porto Alegre na manhã de domingo (20), na avenida Edvaldo Pereira Paiva.