Se aproxima mais uma campanha eleitoral visando eleger prefeitos e vereadores. No tocante aos vereadores, sempre se ouviu aqui e acolá a pergunta: O que faz e para que serve o vereador?
Apreciar e votar projetos, fiscalizar os atos do prefeito, são as respostas básicas ao questionamento. Mas como ele fiscaliza? Como ele cuida dos assuntos de interesse dos cidadãos? Ele visita com frequência os postos e acompanha pessoalmente os setores da saúde? Se faz presente e fiscaliza as obras públicas? Acompanha pessoalmente as licitações? Comparece com frequência às escolas municipais, prova a merenda, mantém contato com alunos, pais, professores e funcionários para saber de suas necessidades e auxilia-os na solução dos problemas? Acompanha, de vez em quando, o transporte escolar? Tem em mente os fatores de risco que direcionam à violência, à criminalidade, ao consumo de drogas, ao alcoolismo, e já apresentou alternativas para minimizar esses problemas? Mantém contato com o conselho tutelar, com órgãos da segurança pública, com a promotoria da infância e da juventude? Circula e contata pessoalmente com moradores e verifica in loco como está o saneamento básico, água, esgoto, iluminação pública, limpeza pública, sistema de mobilidade urbana e rural, enfim.
Certa vez já fiz estes questionamentos aqui no blog e fui esbravejado por alguns vereadores. É impressionante como agem alguns edis. Fazer discursos criticando o executivo só porque ouviu dizer pode ser um grande equívoco. O vereador precisa estar presente, conhecer pessoalmente o que acontece, acompanhar, encaminhar e tomar atitudes em prol do bem-estar da população do seu município. Creio que o direito/dever do eleitor não é só votar, mas sim acompanhar o desempenho do seu vereador e cobrar dele atitudes durante os quatro anos do mandato.