Prédio em construção destinado à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Glória
Iniciadas em meados do ano passado (2014), duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma situada no bairro Glória e outra no bairro Santo Antônio, na cidade de Santo Augusto, ambas com previsão de 303,15m² de área construída, ao invés de suas conclusões no final daquele ano conforme anunciado, foram interrompidas e há um ano estão paralisadas por falta do repasse de parcelas da verba por parte do Ministério da Saúde, via Fundo Nacional da Saúde, Programa PAC2.
Prédio em construção destinado à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Santo Antônio
Já beirando o abandono, surge a “boa nova” e a esperança da continuidade dessas importantes obras públicas. Segundo informações prestadas ao blog pelo prefeito José Luiz Andrighetto, as obras podem ser brevemente reiniciadas, uma vez que o governo federal liberou o restante do valor devido, porém, dado a defasagem monetária pelo tempo decorrido, a verba liberada não será suficiente para execução e conclusão das obras nos moldes projetados. Para viabilizar a continuidade e conclusão das obras, devem ser feitos ajustes e readequações no projeto para posterior abertura de nova licitação. Mesmo assim, o município terá de arcar com mais um montante que pode chegar a R$ 100 mil, além da contrapartida inicialmente contratada, comentou o prefeito.
De qualquer sorte, o município tem evoluído no tocante a saúde pública. Conta, hoje, com cinco Unidades Básicas de Saúde em funcionamento, o Posto Central (sede da Secretaria Municipal da Saúde), a UBS no bairro Santo Antônio (em sede provisória junto ao Ciep), a UBS no bairro Glória (em sede provisória junto a AFUMUSA), a UBS no bairro Santa Fé (prédio próprio construído na gestão passada e posto em funcionamento pela atual administração), e a UBS no bairro Petrópolis (recentemente posta em funcionamento na antiga Casa de Passagem, cujo prédio foi adquirido pelo município e reformado, readequado e equipado, com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul).
Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Petrópolis (antiga Casa de Passagem, adquirido com recursos da municipalidade e, reformado, adequado e equipado com recursos do Governo do Rio Grande do Sul). Também já está em funcionamento e dando atendimento às famílias daquele bairro e bairros adjacentes.