O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) está sempre em evolução, buscando garantir a segurança de todos no trânsito. Uma das últimas mudanças diz respeito aos retrovisores, que agora possuem novas regras para garantir uma melhor visibilidade e evitar acidentes.
As alterações nas normas para os retrovisores visam, principalmente, eliminar os pontos cegos e proporcionar ao motorista uma visão mais ampla do entorno do veículo. Essa medida é fundamental para aumentar a segurança tanto do condutor quanto dos pedestres.
O que mudou na lei dos retrovisores?
- Visibilidade ampliada: a nova lei exige que os retrovisores sejam ajustados de forma a proporcionar uma visão mais ampla do entorno do veículo, eliminando os pontos cegos;
- Adaptação para veículos escolares: para garantir a segurança das crianças, os retrovisores de veículos escolares devem estar ajustados de forma que o motorista consiga visualizar completamente o entorno do veículo, incluindo as áreas onde as crianças costumam ficar;
- Tamanho mínimo: os retrovisores de veículos de passeio devem ter uma área mínima de 69 cm² e um espelho grande o suficiente para comportar um círculo de 7,8 cm de diâmetro;
- Punições para quem não se adaptar: motoristas que não seguirem as novas regras estarão sujeitos a uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Como se adaptar às novas regras?
Para se adequar às novas regras, os motoristas devem realizar a regulagem dos retrovisores em um estabelecimento especializado. É importante ressaltar que a adaptação é obrigatória para todos os veículos, tanto os novos quanto os já existentes.
As novas regras para os retrovisores visam garantir a segurança de todos no trânsito. Com uma melhor visibilidade, os motoristas poderão identificar com mais facilidade possíveis obstáculos e tomar decisões mais seguras. Além disso, ao seguir as novas normas, você evita ser multado e perder pontos na sua CNH.