O senador Hamilton Mourão (Republicanos/RS) disse que aguarda resposta do presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ao pedido feito da tribuna na quarta-feira (17) para que seja interditada imediatamente a decisão do TSE que cassou o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol, “de forma ilegítima, viciada na forma e no conteúdo” esta semana. Mourão denunciou da tribuna, que “o Brasil jamais assistiu tamanha combinação de arbítrio, injustiça, revanche e ilegalidade, praticados de forma tão brutal e injustificada, mesmo nos momentos traumáticos de ruptura institucional ou de ameaças à soberania nacional”.
E remeteu ao presidente do Congresso: “Aguardarei o pronunciamento do senhor presidente desta casa, a respeito dessa e das outras violações à Constituição Federal, e às prerrogativas do Congresso Nacional. Palavras, pelas quais certamente, senhor presidente, aguarda a nação brasileira.”
Esperidião Amin leva Jayme Caetano Braun ao Senado
O senador catarinense Esperidião Amin (PP) no aparte ao senador Mourão, disse que “subscrevo suas palavras” e numa homenagem ao povo gaúcho, trouxe a última estrofe do Payador, de Jayme Caetano Braun (1924/1999) que, segundo ele, tem muito a ver com o atual momento:
– Hoje, tempo de mudar, meu coração continua
– O mesmo tigre charrua das andanças do passado.
– Sempre de pingo encilhado, bombeando pampa e coxilha…
– A pátria é minha família! Não há Brasil sem Rio Grande
– E nem tirano que mande na alma de um Farroupilha!