Além do depauperamento geral da pista, buracos de preocupantes dimensões se abrem na pista de rolamento, e verdadeiras crateras se multiplicam nos acostamentos.
Este panorama constrangedor reflete a inoperância e descaso por parte do governo do Estado que, além de não cumprir com as promessas de campanha, deixa de cumprir com seu dever constitucional, e mais, o governo desdenha dos representantes regionais, deputados, vereadores, prefeitos, entidades representativas como estudantes, setores comerciais e agropecuários que ao longo do tempo vêm pedindo providências, cuja resposta é a mais enganadora possível, ou seja, de que tudo está encaminhado e em breve a reforma da estrada estará sendo providenciada, quando na verdade não passa de engodo.
Protesto popular
Dia 18 de julho de 2014, sexta-feira, das 08h da manhã às 16h, na ERS-155, km 63, em Santo Augusto, junto ao trevo que vai para Chiapetta, “participe” da grande mobilização popular, onde deverão estar motoristas, agricultores, empresários, estudantes, transportadores, autoridades, funcionários públicos, população em geral dos municípios de Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Inhacorá, Coronel Bicaco, São Martinho, Campo Novo, enfim, de todos os municípios da Região Celeiro que têm a ERS-155 como seu único caminho para se deslocar a Ijuí e região central do Estado, missões e fronteira sul. Além de grande público, é esperado a aglutinação de caminhões, ônibus, tratores e máquinas agrícolas no local. O objetivo da mobilização e protesto é chamar a atenção do governo do Estado sobre as más condições da rodovia e a necessidade de urgente reforma, uma vez que está praticamente intransitável, provocando grande incidência de acidentes, com enormes prejuízos materiais e contra a integridade física e a vida das pessoas.
A imprensa regional (emissoras de rádio e jornais), bem como as redes sociais está repercutindo intensamente esse importante evento. Muita gente está se organizando com faixas e cartazes.
Espera-se que os prefeitos e vereadores da região façam sua parte auxiliando na mobilização de pessoas, veículos e máquinas agrícolas para que o movimento, efetivamente, repercuta junto ao governo do estado. Afinal, esse é o objetivo.
A seguir, fotos que espelham a real situação da rodovia ERS-155
O caminhão trafega sobre a pista. Veja o tamanho da cratera no acostamento. Esta situação se encontra na entrada para São Pedro.
Entrada para São Valério do Sul. Além da inexistência de trevo, o acostamento virou cratera, caracterizando sério perigo aos motoristas.