Os réus são acusados de matar Roque Francisco Unser, na noite de 30 de setembro deste ano, na localidade de Santa Lúcia, interior do município de São Martinho. Além de acolher a denúncia assinada pela promotora Marcéli da Silva Serafim Preis, a juíza da Comarca determinou a prisão preventiva de Darci Rodrigues da Silva e Claudimar Gubiani.
A decisão judicial ainda concedeu liberdade provisória a Volnei Vicente Deves e Leandro Rrodrigues da Silva mediante cumprimento de medidas cautelares. Ambos deverão recolher-se aos seus domicílios no período noturno e nos finais de semana; também ficam proibidos de ausentarem-se da Comarca por período superior a 10 dias sem autorização da Justiça, e deverão comparecer em Juízo mensalmente até decisão final do processo.
De acordo com a denúncia recebida pela Justiça, o delito foi cometido por motivo torpe, consistente em desavenças político-partidárias, na medida em que os denunciados executaram a vítima porque temiam que esta influenciasse o resultado das eleições municipais, as quais findaram com a vitória do denunciado Leandro Rodrigues da Silva ao cargo de vice-prefeito do município de São Martinho.
O delito, ainda, foi cometido de emboscada, uma vez que os denunciados interromperam o fluxo de veículos na estrada mediante a utilização de galhos de bananeiras e pedras, obrigando a vítima a parar o veículo na via, momento em que foi alvejada por disparo de arma de fogo.
A vítima Roque Francisco Unser contava, à época do crime, com mais de 60 anos de idade, razão por que incide a causa de aumento de pena prevista no art. 121, § 4º, segunda parte, do Código Penal.
Fonte: Portal do Ministério Público do Rio Grande do Sul