Nascida no dia 03 de dezembro de 1841 como uma necessidade social e, de forma paralela, ao desenvolvimento da sociedade, a Polícia Civil dos gaúchos comemora, hoje, 174 anos de existência.
Entre outras atribuições, a polícia civil tem como missão no seu âmbito geral, agir na defesa da sociedade e preservação da ordem pública, com medidas de proteção à sociedade e ao indivíduo, exercendo com excelência suas atribuições na apuração das infrações penais e na identificação de sua autoria, além de colaborar para a convivência harmônica da sociedade respeitando a dignidade da pessoa e protegendo os direitos coletivos e individuais.
A Polícia Civil que por quase 130 anos foi formada tão somente por pessoas do sexo masculino, em 23.12.1970 formou a 1ª turma de agentes policiais femininas e, em 04.08.1987 a primeira turma de delegadas.
Incorporando novas tecnologias e adotando modernas técnicas de investigação, com atendimento qualificado à população, a Polícia Civil tornou-se uma instituição de referência no Brasil, com fidelidade ao seu lema: “Para Servir e Para Proteger”.
Pela efeméride, parabenizo a instituição Polícia Civil do Rio Grande do Sul e aos seus integrantes, de cujo quadro com muito orgulho, tive a honra de fazer parte pelo período de 33 anos.