Há a expectativa de que os jogadores vindos do Exterior sejam os protagonistas do clássico do próximo sábado, no Beira-Rio
Por GZH
Com seis gols e três assistências na temporada, Cristaldo deverá ser titular no clássico.Lucas Uebel / Divulgação Grêmio
Uma mudança na guarda guiará o Grêmio na busca pela vitória no Gre-Nal. Depois de ter a juventude de suas promessas das categorias de base como diferencial nos confrontos com o rival desde 2016, é a hora dos estrangeiros e dos cascudos servirem como pilares da equipe.
Um processo que se confirmou com a ascensão de nomes como Braithwaite, Cristaldo, Monsalve e Aravena. E com a falta de confirmação que se esperava de outras apostas desde a saída de Gustavo Nunes, como é o caso de Nathan Fernandes.
Os números mostram o impacto que a base teve nos 34 confrontos desde 2016. São 33 gols marcados pelo Grêmio no período, sendo 16 de atletas vindos da base. O ex-presidente Romildo Bolzan colheu os frutos de uma geração que subiu aos profissionais em seu período de oito anos no clube. Foi o salto de qualidade que o grupo precisava para voltar a conquistar títulos. Foi assim na Copa do Brasil de 2016 e na Libertadores de 2017, que teve Luan e Arthur como expoentes.
— Tinha uma safra boa na base e também tínhamos uma necessidade de misturar os jogadores mais prontos e quem vinha da base. Queríamos essa mescla. E o projeto deu certo. Os treinadores gostam de jogadores mais prontos. Quando tem um talento superior, que resolve e se mostra no campo, facilita — relembra Romildo Bolzan.
Desde o início da gestão Guerra, que teve Suárez como grande aposta para o início do projeto em 2023, são cinco clássicos. Dos nove gols feitos por gremistas no período, cinco são de jogadores contratados nas últimas janelas. E só três de autores brasileiros. A criatividade para encontrar alternativas foi a arma adotada.
— São contratações buscando perfil de jogadores baseado no que a gestão acredita e entende como o caminho que o futebol tomou nos últimos anos — explicou o vice de futebol, Antonio Brum.
Sem um jogador da base no momento como candidato a protagonista, a aposta do Grêmio estará depositada nos estrangeiros e nos nomes mais experientes. Se a gurizada não está pronta para assumir a bronca, será a vez dos cascudos mostrarem que também podem fazer a diferença a favor do Tricolor.
Cristaldo na temporada
- 36 jogos (2472 minutos)
- 851 passes certos x 112 passes errados
- 29 finalizações certas x 35 finalizações erradas
- 6 dribles
- 20 desarmes
- 6 gols
- 3 assistências