Está vendo aquela coisinha no canto inferior direito da imagem acima? Aquilo é uma pessoa,dentro da enorme caverna Son Doong no Vietnã – a maior do mundo. O fotógrafo Ryan Deboodt se aventurou lá dentro para conseguir estas fotos sensacionais.
Surpreendentemente, Son Doong só foi descoberta por moradores locais em 1991. Cientistas britânicos inspecionaram a caverna com quase 9 km de extensão em 2009, revelando uma câmara principal com quase 5 km de comprimento, 200 m de altura e 150 m de largura, ultrapassando de longe a segunda maior caverna do mundo.
As visitas guiadas começaram em 2013, mas de forma bem limitada: este ano, apenas 224 pessoas poderão entrar na caverna. Os visitantes deslizam 75 m por rapel até a base, e passam três noites acampando lá dentro.
O fotógrafo Ryan Deboodt diz ao Gizmodo que tirar fotos na Son Doong era como estar em um local alienígena. “Eu sempre quis explorar outros planetas, e acho que isto foi o mais próximo que poderia chegar dessa experiência”, diz ele.
Fotografar em uma paisagem tão diferente e inalcançável tem seus desafios. “O ambiente é difícil em cavernas, e nada parece seguir como planejado”, disse Deboodt. “É preciso resolver muitos problemas por lá, e há muitos pontos que podem dar errado: a câmera, o disparador, o flash, a iluminação etc.”
O ambiente é difícil, mas Deboodt usa esses desafios para criar imagens magníficas. “Além da luz que vem através das entradas e buracos no teto, ao fotografar cavernas você tem que criar toda a sua própria luz, o que pode levar a fotografias fora deste mundo”, diz ele.
Confira mais fotos sensacionais de Ryan Deboodt no site dele e em sua página no Facebook.