“Os desafios e a responsabilidade são grandes, mas me sinto preparado para ser prefeito”.
Marino Krewer(PP), vereador no quinto mandato consecutivo, de profissão mecânico de manutenção, foi eleito prefeito de São Martinho no pleito deste ano, em coligação PP, PDT, PTB e PT, tendo como vice o empresário Leandro Rodrigues da Silva (Tanaka), do PDT. Para falar sobre sua futura administração, Marino concedeu a seguinte entrevista ao jornal O Celeiro:
– Qual a emoção de ter recebido quase 60% dos votos válidos, e ter essa oportunidade de assumir a cadeira de prefeito dia 1º de janeiro?
– É uma emoção muito grande. Deixa a todos os que participaram e se envolveram na campanha, muito felizes. Foi a maior diferença da história das eleições municipais em nosso município. Sabemos que temos um grande compromisso com a comunidade de São Martinho que escolheu as nossas propostas para governar nos próximos quatro anos.
– O peso da responsabilidade de ser prefeito não assusta?
– Não, não assusta. Muito pelo contrário nos motiva a trabalhar e buscar soluções para os problemas que desde já sabemos que iremos enfrentar. Os desafios e a responsabilidade são grandes, mas me sinto preparado para ser prefeito, pois sou vereador e estou no quinto mandato e acompanho a rotina de uma administração pública.
– O que o senhor pretende fazer para melhorar a vida do povo de São Martinho?
– Conforme já colocado em nosso plano de governo, a nossa administração buscará atender aos anseios de nossa população em todas as áreas. Na saúde buscaremos atendimento humanizado e qualificado, na educação valorização dos profissionais e transporte escolar de qualidade e principalmente priorizar a melhoria e conservação das estradas do interior. pois se a agricultura vai bem, a cidade e o comércio também vão bem.
– O senhor apontou em seu plano de governo que a meta principal é melhorar a qualidade de vida da população com ênfase na educação, saúde e segurança. Especificamente, como pretende desenvolver essas metas?
– Essa meta será atingida com a realização de um trabalho em conjunto de todas as secretarias que diariamente atendem a nossa população através da prestação de um serviço público qualificado, eficiente e transparente. A comunidade pode ter certeza que estaremos acompanhando e supervisionando o trabalho de todos os envolvidos.
– Qual é a área do município que o senhor entende que precisa de mais atenção, e o que as pessoas podem esperar do seu governo a este respeito?
– Sabemos que todas as áreas são importantes e prioritárias. Assim todas terão apoio e incentivo da administração municipal para exercer as suas atividades. A agricultura, como sendo a principal atividade econômica do nosso município terá uma atenção especial através de incentivos e parcerias com o produtor rural nas mais diferentes áreas como suinocultura, bacia leiteira, produção de grãos, visando o desenvolvimento do nosso município.
– O senhor já definiu qual será o seu primeiro ato de governo?
– Após o período de transição que se iniciará nos próximos dias, teremos a real situação econômica e patrimonial do nosso município. Com os dados em mãos estaremos em conjunto com os representantes dos partidos da coligação tomando as atitudes e atos necessários para fazer uma administração para todos os saõmartinhenses.
– Na área da Assistência Social, como será o seu governo?
– A assistência social tem como função garantir os direitos básicos do cidadão dando atenção especial às pessoas de mais idade, crianças e adolescentes e benificiários dos programas governamentais. O governo Marino e Tanaka estará retomando os programas habitacionais, construção de casas populares e, além disso, estará avaliando os programas e atividades oferecidas junto ao CRAS e fazer as melhorias e adequações necessárias.
– O que o senhor pretende fazer para ajudar a juventude do seu município?
– A juventude sãomartinhense terá na nossa administração uma atenção especial. Terão vez e voz para expressar suas ideias, opiniões e em conjunto criar alternativas para a geração de emprego e renda incentivando o jovem a permanecer em nosso município. O convênio com os universitários será mantido e aperfeiçoado. Criar alternativas de lazer, práticas esportivas e culturais visando à qualidade de vida.
– Com relação à população que mora na zona rural, o que o senhor pretende fazer para ajudar essas pessoas a ter uma vida melhor?
– Além da melhoria e conservação das estradas, uma das metas da nossa administração é a interiorização da administração municipal. Assim, estaremos realizando reuniões periódicas nas comunidades do interior para ouvir suas demandas e prioridades e encontrar alternativas para que os moradores se sintam bem no lugar onde vivem.
– Como pretende se relacionar com o meio comercial e empresarial?
– Através da valorização, priorizando as compras públicas no comércio local (sempre que possível). Incentivar o comércio existente a continuar exercendo suas atividades por meio da desburocratização, agilizar a emissão de alvarás, certidões, licenças. Aproveitar a situação geográfica, já que pelo nosso município passa a rodovia RS 210, importante ligação entre a região e a capital do estado; oferecer incentivos e condições para que novas empresas e indústrias venham a se instalar em nosso município.
– Quais os planos com relação à Infraestrutura e a mobilidade urbana?
– A mobilidade urbana requer gestão e parcerias. No município de São Martinho temos algumas prioridades como, reestruturar e modernizar a Praça Valentin Klein, instalar academias ao ar livre nos bairros; limpar e embelezar as vias urbanas implantando a sinalização conforme normas do DETRAN; melhorar e ampliar a malha asfáltica; incentivar a construção e reforma dos passeios públicos em parceria com os munícipes; realizar calçamento de vias urbanas conforme demanda.
– O senhor fala em modernização da gestão pública. Como avalia a atual administração?
– Toda administração pública tem seus erros e acertos. Não cabe a mim julgar o trabalho da atual administração. Acredito que o maior julgamento quem fez foi o povo de São Martinho através do voto.
– Como será tratado o quadro de pessoal da Prefeitura? Vai promover enxugamento, reduzir CCs ou secretarias?
– Diante da atual situação financeira que todos os municípios enfrentam, será necessário fazer alguns ajustes. Serão feitos cortes em secretarias, cargos de confiança (CCs), funções gratificadas (FG) e tudo o que for necessário para o enxugamento da máquina pública (limitação de diárias, compras desnecessárias, enfim).
– O senhor fez constar no plano de governo que os servidores públicos terão o reconhecimento, valorização e as condições necessárias para o desempenho eficiente de suas funções. Como pretende executar essas metas?
– Através de um programa de qualificação e valorização dos servidores premiando o servidor que desempenha a sua função com responsabilidade, com zelo ao patrimônio público, com atendimento eficiente ao cidadão. Os servidores receberão capacitação necessária através de cursos, treinamentos e palestras.
– Como será o seu relacionamento com a Câmara Municipal?
– Por toda experiência que tenho como vereador, como presidente do legislativo, sei da importância do trabalho em conjunto, respeitando as ideias e opiniões de todos os vereadores sejam da situação ou oposição. Como é do conhecimento de todos, temos seis vereadores dos partidos da nossa coligação que nos darão o apoio necessário para colocar em prática as nossas propostas de governo.
– O senhor já tem definidos os nomes do seu secretariado de governo?
– Ainda não. Serão realizadas reuniões com os partidos que integram a coligação e posteriormente com muita cautela e observando critérios estabelecidos estaremos montando a nossa equipe de trabalho.
– Qual o critério para escolha dos secretários?
– O critério principal para a escolha é a qualificação técnica na área de atuação. Serão levados em conta o comprometimento com as ideias da administração municipal e o envolvimento no dia a dia da comunidade.
– Na maioria das vezes, os vice-prefeitos acabam sem destaque e se tornam elementos figurativos. O que a população pode esperar da dupla Marino e Tanaka?
– A população de São Martinho terá uma administração onde prefeito e vice-prefeito estarão a frente dos trabalhos que estarão sendo desenvolvidos. O vice terá papel fundamental para que as ideias baseadas na honestidade, transparência, eficiência da gestão pública sejam colocadas em prática. O vice-prefeito estará ao meu lado na condução dos rumos do nosso município junto com os partidos coligados. De mãos dadas queremos dar um novo rumo para São Martinho.