Pesquisar
Close this search box.

Em Santo Augusto pais passam a noite em vigília para assegurar vaga em Creches

Um problema tem deixado muitas famílias angustiadas. Um estudo com dados nacionais feito pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul revela que faltam mais de três milhões de vagas em creches e pré-escolas públicas, para alunos até cinco anos de idade. Muitos pais deixam de trabalhar simplesmente porque não têm com quem deixar os filhos.

O Estatuto da Criança e do Adolescente determina: “é dever do estado garantir atendimento em creche e pré-escola a todas as crianças até os cinco anos de idade”. Porém, pesquisa revela que essa lei não é cumprida para 3,4 milhões de meninas e meninos espalhados pelo Brasil. Esse é o número de vagas que as prefeituras precisam criar para incluir as crianças na creche e pré-escola. Só nas creches, faltam 2,7 milhões de vagas.

“Os estudos mostram que o crescimento, o desenvolvimento de habilidades nessa fase da vida ou ocorre nesse momento ou ele não será superado”, diz o presidente do TCE-RS, Cezar Miola. 

 

 

Mas, no município de Santo Augusto, para o prefeito José Luiz Andrighetto a realidade é bem diferente, uma vez que, com uma demanda de cerca de 400 vagas, as creches do município oferecem 378. Portanto, o déficit fica em torno de 20 ou 30 vagas.  

O prefeito diz que sua administração está conseguindo cumprir as metas no setor, tanto na oferta de mais vagas quanto na qualidade do serviço oferecido. Ele acrescenta que para o próximo ano o município estará oferecendo vagas para total cobertura da demanda. Para isso está projetando ampliação de espaços físicos nas creches já existentes.

 

Preocupados em garantir a vaga para seus filhos, dezenas de pais permaneceram desde o final da tarde de domingo (8) em vigília durante a noite toda em frente as creches, uma vez que na segunda-feira (9) iniciava as matrículas.

 

 

Veja abaixo a evolução na oferta de vagas na modalidade Creche em Santo Augusto

 

Município Santo Augusto

 

Educação Infantil – creche

Ano

Crianças atendidas

2008

164

2009

219

2010

218

2011

218

2012

218

2013

203

2014

267

2015

378

2016

400

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos