Pesquisar
Close this search box.

Eleições 2024: Melo é alçado à reeleição em convenção conjunta de MDB, PP, PRD e PSD

Atual prefeito detém maior coligação na corrida pela prefeitura de Porto Alegre, com sete partidos; Emedebista ainda busca ampliar a aliança

Candidatura à reeleição tem chapa completa, com Sebastião Melo (e) e Betina Woem (d)
Candidatura à reeleição tem chapa completa, com Sebastião Melo (e) e Betina Woem (d) O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), é oficialmente candidato à reeleição. O emedebista foi lançado em uma convenção multipartidária que consolida sua aliança como a maior coligação na disputa pelo Paço Municipal.

MDB, PP, PRD e PSD realizaram, de forma conjunta, sua convenção para referendar a candidatura do atual chefe do Executivo. Antes, Podemos e depois Solidariedade já tinham oficializado apoio à reeleição. Na sexta-feira (26), o PL de Jair Bolsonaro apresentou a candidata à vice-prefeita, Betina Worm. Assim, Melo já atrai formalmente sete partidos para sua aliança — um a mais do que a candidata do PT, Maria do Rosário, que conta com seis siglas, oficialmente, até o momento.

“Esse governo não é do Melo. Odeio ser personalista. O avanço foi nós que construímos. Nós. Veja que beleza conseguir juntar o SD ao PL. Fizemos isso pois temos um projeto. E só somos candidatos para fazermos mais. Se fosse para fazer o mesmo, eu não seria candidato”, disse o prefeito em seu discurso.

Agora como candidato, Melo vai trabalhar para ampliar ainda mais o rol de legendas que o acompanharão na campanha. “Somos sete (partidos) hoje, e seremos oito amanhã, ou talvez uns nove”, disse ele.

“O (deputado estadual) Capitão Martin veio aqui representar o Republicanos. Estamos conversando ainda, mas estou convencido de que vamos estar juntos nessa coligação. Quero dizer à minha amiga Any (Ortiz, deputada federal) que temos uma relação de muita reciprocidade. Ela sempre me disse: eu não sei o que vai acontecer, mas, nós do Cidadania vamos estar contigo porque construímos esse projeto juntos”, discursou o candidato à reeleição.

O Republicanos deve anunciar o caminho que seguirá na eleição em sua convenção, marcada para o próximo dia 3. Já o Cidadania depende do PSDB, visto a federação que mantêm desde 2022. Seja qual for a posição formal que os partidos tenham na corrida eleitoral, a decisão deverá ser conjunta.

Após a convenção, em entrevista coletiva, Melo foi questionado pelo Correio do Povo se procuraria os tucanos. “Uma aliança se consolida quando você respeita o tempo e o jeito de cada partido. O prazo da lei eleitoral vai até o dia 5. Portanto, vamos continuar dialogando. O PSDB vem afirmando que terá candidatura própria. Eu respeito. Se isso não acontecer, podemos abrir conversa. E também temos conversado um pouco com o União Brasil”, afirmou.

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos