A Sociedade Brasileira de Nefrologia defende que a creatinina sérica e a pesquisa de proteína na urina façam parte dos exames médicos anuais. A deputada Liziane, que é titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, é autora do Projeto de Lei 52/2016, que institui o Dia Estadual do Rim (dia 12) e a Semana Estadual de Prevenção das Doenças Renais. A parlamentar vai "pintar" a fachada da Assembleia com a cores azul e vermelha representando a data. A ação vai acontecer entre os dia 11 e 13. Os outros pontos turísticos brasileiros, como o Cristo Redentor (RJ) e o Obelisco do Ibirapuera (SP) também serão iluminados.
O Dia Estadual do Rim vai divulgar informações preventivas sobre doenças renais, promoverá ações educativas, disseminará dados sobre diagnóstico e tratamento e tratará de políticas públicas sobre o tema.
As doenças renais atingem 10% da população mundial, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia. No Brasil esse número é de 2 milhões de brasileiros, totalizando 500 milhões de pessoas em todo mundo, sendo que 60% não sabem, pois são doenças silenciosas.
No Rio Grande do Sul, além da ação das cores na fachada da Assembleia, a Sociedade Gaúcha de Nefrologia, comemora há 11 anos a data. Medição de pressão arterial, palestras, abordagens em parques e escolas são algumas das ações que serão realizadas pela Sociedade Gaúcha de Nefrologia. A data do Dia Estadual do Rim foi sugerida pela própria Sociedade. Imprensa Livre
Image already added
Visitas: 1.388