Sede atual do CTG Carreteiros dos Pampas
Neste domingo, 31 de maio, o CTG Carreteiros dos Pampas, sediado em Santo Augusto, na Avenida Pedro Campos, 432 – bairro Leonisio Gonzato – celebrou seus 42 anos de fundação. A programação constou de uma cavalgada composta de aproximadamente trinta cavalarianos, percorrendo o trajeto desde a sede da Polícia Rodoviária Estadual (ERS-155), Avenida Pedro Campos, Avenida do Comércio, centro e parte da Avenida Central, no bairro Glória, de onde retornaram até à sede do CTG. No decorrer da cavalgada houve premiação, de que foram contemplados: a prenda mais idosa (Keila Michele da Luz) e as mais jovens (Júlia Maria da Silva e Joana da Silva), além do peão mais velho (Irani Bueno) e o peão mais novo (Enzo da Luz). A seguir, na sede da entidade, houve confraternização entre associados e comunidade, onde foram servidos mais de 400 almoços; pela parte da tarde houve uma domingueira, com animação do grupo Tiago e Beto, de Chiapetta.
Cavalgada pela Avenida Pedro Campos
Breve histórico do CTG
– Fundado em 31 de maio de 1973, o CTG Carreteiros dos Pampas teve como seu primeiro patrão, o senhor Neri Meneghini (já falecido), seguindo-se sucessivamente, os seguintes patrões: Amândio Antônio Hoffmann (já falecido), Antônio Marques, Antônio Costa, Áureo Prates, Pedro Gomes Antunes, Doracílio Alves da Silva, João Batista Langner, Heraclides Fernandes da Silva, Amândio da Rocha, Aquiles dos Santos (2 mandatos), Valter Tontini, José dos Santos Pereira, Heraclides Fernandes da Silva, Valdez Krampe e, atualmente, ocupa o cargo o patrão Rubens Machado.
Na marca de sua história, o CTG Carreteiros dos Pampas tem a realização do “primeiro Rodeio Crioulo de Santo Augusto”, tendo como local a Fazenda Tapera, em Rincão dos Paiva, de propriedade de Carlos Rivaci Sperotto.
Sua primeira sede situava-se na Avenida do Comércio – bairro Santa Fé; mais tarde foi construída a sede própria no endereço onde hoje se encontra, cujo terreno, medindo 6.500m² de área, foi doado pelo senhor Leonisio Gonzato (já falecido); a sede tem 780m² de área construída, e o quadro social conta atualmente com 135 integrantes.
Em 08 de maio de 2007, através da Lei Municipal nº 1.921, o CTG Carreteiros dos Pampas passou a ser, oficialmente, “Ponto Turístico do Município”.
Patronagem atual
Patrão: Rubens Machado; Capataz Geral: Valdez Krampe; 1ª Sota Capataz: Maria Dinorá de Moura; 2ª Sota Capataz: Izanete Fucilini Machado; 1º Agregado de Pilchas: José Valdez Johann; 2º Agregado de Pilchas: Leandro Ilgenfritz.
Patrão Rubens Machado e Capataz Geral Valdez Krampe
Conselho de Vaqueanos
Titulares: Odilon Chaves de Oliveira, Valdemar Gnoato e Marcos José Andrighetto. Suplentes: Antônio Carlos Lissak, João Marques e Rosane Mocelin Mokan.
Peões e Prendas que representam o CTG
1ª Prenda Adulta: Natieli Fernanda da Veiga Diniz; 2ª Prenda Adulta: Maiara Mokan; 1ª Prenda Juvenil: Ana Clara Lissak; 2ª Prenda Juvenil: Monique Mokan; 1ª Prenda Mirim: Eduarda Cavalini da Silva; 2ª Prenda Mirim: Fabiele Dornelles; 3ª Prenda Mirim: Jeana; Prenda Dente de Leite: Ana Carolina Langner; Peão Farroupilha: Airton José Andrighetto; Peão Guri: Giovani Guilherme Rabuske Bertollo; Peão Destaque Campeiro: Gabriel Machado; Peão Destaque Artístico: Júlio César Cavalini da Silva; Departamento Artístico: Elir Cavalini, Marcos Andrighetto e Rosana Andrighetto.
Invernada Cultural: Marciano e Janice Pernícula. Diretor de Patrimônio:Vitória dos Santos Rodrigues e Ivanete Fucilini. Diretor de Esportes:Dirceu Assis de Moura e Carlos Lissak. Invernada Jovem:Natieli Diniz. Capataz da Campeira:Carlos Jaques. Peão Caseiro:Mário Andrighetto.
Além das invernadas artísticas, o CTG possui o Grupo Integração de danças – em parceria com o Instituto Federal Farroupilha, sob a coordenação do casal de instrutores Leandro Ilgenfritz e esposa Maria Ilgenfritz, formado por alunos do IFF e peões e prendas do CTG.
Participações do CTG
Ao longo dos anos, o Carreteiros dos Pampas vem participando de inúmeros eventos do gênero tradicionalista gaúcho, como congressos, encontros de patrões, cavalgadas, rodeios locais s e regionais, eventos em nível de estado, jogos de bocha de integração, rodeios (em todas as modalidades campeiras). A entidade é integrante da 20ª Região Tradicionalista, associada ao MTG e na Confederação Brasileira do Tradicionalismo Gaúcho (CBTG), inclusive com participação em praticamente todas as Festas Campeiras promovidas pelo MTG.
1ª sede do CTG Carreteiros dos Pampas