Dois anos e meio de gestão
São dois anos e meio de administração da prefeita Lilian e do vice Vanderlei, no comando do Poder Executivo de Santo Augusto, eleitos com a proposta de inovação. Ao assumir, em 1º de janeiro de 2021, Lilian surpreendeu, principalmente aos políticos, por ter escolhido sua equipe pelo critério técnico. A maioria pessoas anônimas, desconhecidas até então nos meios políticos, o que foi visto com desconfiança e estranheza pelos adeptos da velha política. Considerando que nem a prefeita e nem o vice nunca tinham antes concorrido ou exercido cargo político, formou-se uma administração quase 100% de estreantes, eis que apenas dois ou três dos secretários já haviam exercido cargo político. Não é difícil imaginar que o início foi penoso, sem experiência, sem conhecer a máquina pública. Mas o conjunto foi e está sendo muito competente e, elogie-se, sem demora deslanchou e mostrou a que veio, com comprometimento, energia, criatividade e determinação, muitas inovações já se confirmaram. Não estou fazendo propaganda, até porque não sou publicitário, e também não tenho aptidão para bajulador, mas vejo que é bom focalizar os bons feitos da administração. É bom para a prefeita, para o vice, é bom para a equipe de governo que pode sentir-se motivada a produzir mais e melhor; e, é bom para os munícipes. A seguir, apontamos alguns dos principais feitos inovadores da atual administração.
Reforma de casas
– Atendendo necessidades de moradores carentes, foi realizada a reforma de quase uma centena de casas que receberam melhorias de modo a oferecer mais conforto e por conseguinte mais dignidade às famílias que ali habitam.
Habitação popular
– Adquiriu uma fração de terra de 9.636m², no bairro São João, para fins de construção de 35 casas populares.
Habitação popular
– Adquiriu uma área de terra de 12.671m² no bairro Petrópolis, destinada a construção de casas populares. Para este local já há projeto pronto contemplando 66 famílias, com 66 unidades habitacionais, via Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.
Mesa digital
– Equipou as escolas municipais com mesas digitais, compostas de softwares/aplicativos que contemplam temas como: alfabetização, raciocínio matemático, raciocínio lógico, coordenação motora, e possibilita o uso nos mais diversos componentes curriculares.
Uniforme escolar
– Implantou o uniforme escolar aos alunos da rede municipal de ensino. Cada aluno recebeu um kit contendo: camiseta, jaqueta e calça. E para a escola Cívico-Militar, além destes itens, vários outros compõem a vestimenta escolar.
100% das ruas pavimentadas
– Lançou o ousado projeto de ao entregar o governo em 2024, estar com 100% das ruas urbanas pavimentadas. O projeto está em franca execução.
Atendimento no Posto
– Implantou o atendimento de 12 horas ininterruptas no Posto Central de Saúde, com início às 7h30 até às 19h30.
Delegado titular
– Pleiteou junto à Secretaria Estadual da Segurança Pública, a destinação de um delegado de polícia titular para a cidade. Foi atendida.
INSS – sala de perícia
– Uma conquista marcante foi a instalação da sala de perícia médica por teleavaliação, um projeto-piloto do INSS. No local são prestadas informações relativas à Previdência Social, encaminhamento de benefícios, aposentadoria, pensões e outros junto ao INSS, de modo que no primeiro ano foram cerca de 2.000 atendimentos aos segurados.
Área de terra ao IFFar
– Adquiriu e entregou ao IFFar uma área de terra visando auxiliar ao curso de agronomia, demanda que se arrastava desde 2015.
Liberdade Econômica
– Encaminhou projeto de lei à Câmara de Vereadores e após aprovado sancionou a Lei da Liberdade Econômica, facilitando assim a vida dos empreendedores, trazendo mais agilidade ao processo e redução da burocracia.
Escola Cívico-Militar
– Criou, inaugurou e está em pleno funcionamento a Escola Municipal Cívico-Militar São João, situada no Bairro São João.
CRVA/DETRAN
– Pleiteou e conseguiu junto ao DETRAN/RS, a instalação do Posto Avançado do Centro de Registro de Veículo Automotores (CRVA), beneficiando milhares de proprietários de veículos na regularização de documentos do carro e outros serviços pertinentes.
CFC/DETRAN
– Depois de 25 anos sem o serviço no município, gestões da prefeita Lilian junto aos órgãos de trânsito do Estado, tiveram resultado positivo, eis que aqui foi instalado uma extensão (Atendimento Especial Fora da Sede), do CFC Machadinho, onde o cidadão pode obter a primeira CNH ou renovação da Carteira de Motorista.
Pontes no interior
– Construiu três pontes de concreto no interior do município (Passo da Laje, Rincão dos Moreira e Timbaúva), substituindo as inseguras pontes de madeira então existentes.
Aquisição do prédio próprio
– Com a devida aprovação pela Câmara de Vereadores, adquiriu, através de financiamento de R$ 2.980.000,00 junto à Caixa Econômica Federal, o prédio do Banco do Brasil, que deverá abrigar também a Câmara de Vereadores.
Secretaria da Cultura
– Como votos favoráveis de cinco vereadores (Joel, Maicon, Max, Horácio e Maurício) e três votos contrários (Cesar Paulo, Glades e Josias), o Executivo teve aprovada a criação da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo.
Quadras cobertas
– Concluiu e entregou à comunidade, obras iniciadas na administração anterior, de Naldo Wiegert, ou seja, quadras cobertas nos bairros: Santa Rita, São João e Santo Antônio.
Enfim a solução
– O calçamento com pedras irregulares está em fase de conclusão e vem solucionar o problema crônico da estrada desde a Santinha até área urbana, beneficiando moradores e produtores rurais, além de agroindústrias da Costa do Turvo.
Assistência Social
– A Assistência Social, em todo o seu contexto, desenvolve trabalho inovador e de resultados surpreendentes na melhoria da qualidade de vida do seu público-alvo, com visíveis reflexos na autoestima das pessoas beneficiadas.
A dinâmica é permanente
– Os destaques acima referem as inovações promovidas. É evidente que há deficiências e imperfeições, necessidade de ajustes e aperfeiçoamentos na prestação dos serviços à comunidade, mas sabe-se e é preciso ser reconhecido que a dinâmica e a rotina administrativa se mantêm intensas em todas as áreas e setores da administração.
Contagem regressiva
– Falta apenas um ano e meio para o fim do mandato, portanto, na contagem regressiva. Lilian/Vanderlei ainda precisam cumprir promessas como: a) Implantar a Escola de Tempo Integral, incluindo o Projeto Escola de Pais; b) Construir um Centro Esportivo Comunitário visando o lazer e o esporte; c) Rua Coberta; d) Plano Urbanístico; e) Espaço de lazer para os jovens, oferecendo local adequado para lazer e entretenimento dos jovens; f) Implantar e construir um “novo Distrito Industrial”; g) Construir o “pórtico” na entrada da cidade, próximo ao trevo, via lado sul.
Aliás
Na minha opinião, algumas das promessas pendentes ainda serão cumpridas até o final do mandato, outras, talvez, e outras, sem chance. Promessas que talvez ainda sejam concretizadas: Escola de tempo integral; Plano Urbanístico, mesmo que em etapas; novo Distrito Industrial. Promessas que ainda serão concretizadas: Pórtico; Rua coberta. Promessas fora de cogitação: Centro Esportivo Comunitário; Espaço de lazer para jovens.