Ao contingenciar recursos do ensino superior, o Governo Federal alegou que a prioridade era a educação básica. A alegação não se sustenta não apenas porque o MEC congelou R$ 2,4 bilhões que seriam destinados para as escolas públicas, mas também por outro motivo: ao cortar recursos das universidades federais, o Governo prejudica a formação dos professores que atenderão crianças e adolescentes no futuro, ou a formação continuada daqueles que já estão em sala de aula.
Ao contingenciar recursos do ensino superior, o Governo Federal alegou que a prioridade era a educação básica. A alegação não se sustenta não apenas porque o MEC congelou R$ 2,4 bilhões que seriam destinados para as escolas públicas, mas também por outro motivo: ao cortar recursos das universidades federais, o Governo prejudica a formação dos professores que atenderão crianças e adolescentes no futuro, ou a formação continuada daqueles que já estão em sala de aula. Enquanto as federais passam por um aperto financeiro, os cursos de ensino a distância crescem vertiginosamente no país, principalmente nas áreas voltadas à docência.
Um levantamento da ONG Todos pela Educação, com dados do Censo da Educação Superior de 2017, mostra que “os ingressos em cursos voltados à docência aumentaram de 443,3 mil para 638,3 mil entre 2010 e 2017”, um crescimento de 44%. Mas este aumento ocorreu principalmente na rede privada modalidade EAD, passando de 128,5 mil ingressantes em 2010 para 336,1 mil em 2017, um acréscimo de 162%.
Com este crescimento, a modalidade EAD já abocanha mais da metade dos ingressos em cursos voltados à docência. Em 2010, os cursos privados EAD eram 29% dos ingressantes nos cursos que formam professores. Em 2017. este número passou para 53%. Somados com os cursos EAD de universidades públicas, “61% dos ingressos nos cursos voltados à docência foram na modalidade EAD em 2017”. A ONG ressalta que no Chile, país da América Latina de melhor desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), é proibida a formação inicial docente por EAD.