CONSUMIDOR DEVE ESTAR ATENTO À QUALIDADE DOS PRODUTOS NOS SUPERMERCADOS

 

SEGURANÇA ALIMENTAR

 

Como o leitor deve estar lembrado, há alguns meses, sob a coordenação do Ministério Público, agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança Alimentar fizeram várias e intensas inspeções a mercados e supermercados, restaurantes, açougues e tendas de produtos coloniais, visando coibir a exposição e venda de produtos alimentícios impróprios ao consumo humano, como produtos vencidos, sem indicação de procedência, mal acondicionados e fora de temperatura adequada, quando foram apreendidas e inutilizadas toneladas de carne, peixes, embutidos e outros produtos alimentícios. A maior incidência ficou por conta de produtos fora do prazo de validade.

 

 

A PROPÓSITO

 

Recebi uma carta, via e-mail, de uma leitora que reside no centro de Santo Augusto, a qual faz minucioso relato sobre fatos verificados pessoalmente por ela com relação a produtos inadequados ao consumo expostos à venda em dois mercados da cidade. Conta que foi ao mercado fazer suas compras, onde, entre os produtos adquiridos, estavam duas caixas de suco. Na sequência foi a outro mercado comprar alguns itens que não havia encontrado no primeiro. Lá, recorrendo as gôndolas de pizzas constatou entre as expostas à venda “várias com prazo de validade vencido” e “uma até com pontinhos de mofo”. Diz a leitora que ao chegar em casa, quando foi colocar as caixas de suco na geladeira, constatou que o produto estava com o prazo de validade vencido. Não tinha percebido no momento que comprara. Diz ter ficado muito incomodada enquanto consumidora, pelas duas situações, ou seja, nos dois mercados se deparou com produtos vencidos expostos à venda. Aliás, diz que ao comentar sobre o assunto com conhecidas, muitas disseram já terem passado pela mesma situação.

 

 

NÃO GENERALIZEMOS, MAS…

 

É claro que não se pode e não se deve generalizar, os bons e zelosos mercadistas devem ser preservados e não incluídos no rol dos gananciosos, ou descuidados, ou aos que de qualquer forma não zelam pela boa procedência e qualidade saudável dos produtos expostos à venda. Mas, é preciso atenção do consumidor quanto ao prazo de validade e ao aspecto do produto antes de comprar. Por mais atrativo que esteja o preço, no caso de carnes, por exemplo, verifique o aspecto, a textura, a cor.

 

ALIÁS

O fato narrado demonstra que há desrespeito de certos mercados para com o consumidor. Olho neles. Vamos fiscalizar e não só reclamar, mas denunciar eventuais irregularidades como validade vencida, produtos estragados, enfim…

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos