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Catástrofe climática de maio influencia andamento das obras do Daer na Região Celeiro

Recursos que deveriam ser utilizados na conclusão de obras como ponte entre Braga e Campo Novo tiveram que ser redirecionados

Por Jornal O Celeiro

A luta dos municípios junto ao Governo do Estado por recursos para melhorias na malha viária da região é algo histórico. Anualmente gestores municipais peregrinam rumo à Capital Gaúcha no intuito de conquistar o desenvolvimento através das estradas, pontes e acessos de melhor qualidade. Recentemente, o Governo Gaúcho anunciou a realização de diversas obras, entre elas a ponte sobre o Rio Turvo, na ERS 518, que liga os municípios de Braga e Campo Novo, o asfalto entre Alegria e Inhacorá, e os acessos a São Valério do Sul, Sede Nova e Nova Ramada. Entretanto, boa parte destes projetos teve de ser paralisado, em virtude de catástrofe climática que atingiu o Estado em maio deste ano, obrigando o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) a redirecionar recursos e paralisar obras em andamento.

Segundo o Governo do Estado, desde 2019, quando 62 municípios ainda não possuíam acesso asfaltado, 23 ligações foram finalizadas sob execução do (Daer) – autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes. Uma das obras que estão em andamento, é a pavimentação asfáltica da ligação entre Inhacorá a Alegria, na ERS 520. De acordo com informações, a obra de cerca de seis quilômetros, deve ser concluída ainda no primeiro semestre de 2025. O agricultor aposentado, João Antônio Taborda, morador de Inhacorá, recorda as dificuldades enfrentadas pela família antes do início dos trabalhos. “Havia dificuldade até mesmo para chegar à propriedade rural da família em dias de chuva”, lembra. Hoje, ele e a esposa, Maria Odila, acompanham com otimismo a pavimentação do acesso ao município vizinho de Alegria, aguardado há décadas. “A obra está gerando uma união maior entre as populações das duas cidades, pois estamos nos visitando mais”, observa a psicopedagoga.
O prefeito de Inhacorá, Everaldo Rolin, disse que acredita que a fase de terraplanagem da obra esteja concluído até final deste mês. “O andamento da obra depende da empresa que fornece as pedras para a realização da terraplanagem. Acredito que até abril do próximo ano o asfalto esteja todo finalizado”, revelou. Ainda segundo ele, a obra é considerada um grande marco para a região. “É de suma importância, pois traz melhorias para o trânsito, trafego de bens e serviços, além das pessoas que tem mais segurança no deslocamento entre Inhacorá e Alegria”, considerou. Everaldo adianta as próximas buscas a serem feitas pelos gestores. “A ligação da região com a ERS 342 é um grande sonho pelo qual vamos trabalhar para que aconteça”, garantiu.

Braga e Campo Novo aguardam conclusão da ponte

O mesmo sentimento de alegria e otimismo não é visto entre a comunidade campo-novense e braguense, que vive dias de espera e expectativa, tendo em vista a paralização dos trabalhos na construção da ponte da ERS 518, que liga os municípios de Braga a Campo Novo. Iniciada em março de 2023, até o momento apenas a plataforma de rolamento da estrutura foi finalizada, restando ainda os encontros e aterros das cabeceiras.
Segundo o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, entraves burocráticos e a necessidade do Estado de realocar os recursos que estavam destinados à construção da ponte da ERS 518, devido a catástrofe climática do início deste ano, são colocados como os principais fatores para a estrutura ainda não ter sido concluída. “Inicialmente o Daer planejou utilizar o contrato de conservação das rodovias de Palmeira das Missões para fazer esses encontros, mas em função dos eventos climáticos ocorridos nos meses seguintes a conclusão da ponte, tivemos que usar o saldo do contrato de conservação nos consertos necessários nas rodovias afetadas”, explicou. A partir daí, segundo o gestor, a autarquia buscou outras possíveis soluções para o entrave, entre elas, a realização de um aditivo contratual para a realização desses encontros. “Para poder fazer este aditivo, foram necessárias modificações no projeto dos encontros, visto que a pedreira indicada, inicialmente, para disponibilizar o material a ser utilizado na construção dos aterros, deu uma negativa para o departamento, não tendo aceito fornecer o material – o que levou o Daer a alterar o projeto dos encontros”, explicou.
Faustino acrescenta ainda que a modificação do projeto foi concluída e aprovada durante o mês de outubro, e que a documentação necessária para a realização do aditivo contratual foi encaminhada. “Agora o Daer faz este aditivo e aprova a inclusão dos encontros no contrato de execução da ponte, para então concluir os trabalhos e liberar para tráfego”, conclui. A conclusão de toda a parte burocrática deve acontecer ainda este ano. “Devemos ter a obra concluída para o início de 2025”, projeta.
O prefeito de Campo Novo, Pedro dos Santos, disse que esteve há poucos dias em Porto Alegre e obteve a garantia de que a obra será concluída nos primeiros meses do ano que vem. “Nós, juntamente com a gestão de Braga, estamos cobrando para que essa obra aconteça e seja concluída o mais rápido possível. No momento, mais de 90% da estrutura já foi concluída, restando muito pouco a ser feito para que o tráfego seja liberado no local, trazendo mais segurança para as nossas comunidades”, colocou o gestor. Ainda segundo ele, na mesma oportunidade, ele solicitou à autarquia o recapeamento asfáltico da ERS 518, que liga o trevo de Campo Novo à cidade. “Teremos a 3ª maior feira do agro do interior do Estado, a Expoagro Cotricampo, e precisamos que essa demanda seja atendida o mais rápido possível”, finalizou

Obras por iniciar e outras ainda em fase de projeto

A construção dos acessos asfálticos, que interligam rodovias às cidades é fatos determinante para o desenvolvimento regional. Na espera para que estas obras de fato saiam do papel estão os municípios de Sede Nova, Nova Ramada e São Valério do Sul.
De acordo com informações do Daer, em todo o Estado, 18 obras estão em andamento e outros 21 acessos restantes devem ter as suas respectivas pavimentações iniciadas em 2025. Entre as pavimentações que devem iniciar em breve estão o acesso a Nova Ramada, na ERS 539, e também o de Sede Nova, na BRS 468 – ambos com nove quilômetros de extensão.
Já a pavimentação da ERS 273, que dá acesso a São Valério do Sul, segue distante da execução. O trecho de cerca de 18 quilômetros ainda segue em fase de projeto pelo Governo do Estado. O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, explica que muitos projetos em execução datam do final da década de 1990, os quais exigem atualizações técnicas e financeiras. “Contamos com a mobilização do nosso quadro técnico para revisar os custos, os projetos e incorporar, inclusive, novas tecnologias de pavimentação surgidas nas últimas décadas”, explica.

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