Empresas aguardam decisão judicial, já que a Cotrijuí não pagou empréstimo inicial de R$ 15 milhões à BS Bios.
A BS Bios chega a Ijuí no mercado de soja, trigo, canola e biodiesel, tendo este ano como estratégia de crescimento a abrangência para a região Noroeste do Estado, com sede em Ijuí.
Ao final do ano passado, a BS Bios passou a usufruir de 10 unidades da Cotrijuí que estavam como empréstimo à empresa, mas até agora a Cotrijuí conseguiu na Justiça o adiamento desta decisão.
Mas a inserção da BS Bios na região vai beneficiar os pequenos, médios e grandes agricultores locais. Cerca de 40% de toda a matéria prima utilizada pela BS Bios no biodiesel provêm do pequeno agricultor.
As 10 unidades da Cotrijuí que a BS Bios assume estão localizadas nos municípios de Ijuí, Manoel Viana, Nova Ramada, São Francisco de Assis, Tenente Portela, Dois Irmãos, Roque Gonzales, Bom Sucesso e Derrubadas.
A BS Bios aguarda os trabalhos da Justiça para tomar posse de toda esta região.
A empresa só poderá dar sequência ao processo quando finalizar a questão judicial, mas a BS Bios já está em Ijuí e já há negócios realizados com produtores de Ijuí.
As informações foram prestadas por Erasco Batistella, presidente da BS Bios de Passo Fundo.
Já o presidente da Cotrijuí, Vanderlei Fragoso, disse que há negociações com embaraços e desembaraços que a Cotrijuí vive, que precisam ser esclarecidos à população.
“Uma das sócias da BS Bios é a Petrobras, porém não é tranquila o ingresso da BS Bios em Ijuí. Em primeiro lugar essa negociação que ocorreu teve desdobrando de difícil compreensão para a comunidade. Houve um empréstimo da BS Bios de R$ 15 milhões que não conseguiu ser pago pela Cotrijuí em julho de 2012. Sendo que com a troca de direção, houve uma iniciação de processo de conhecimento da situação da cooperativa. Então, se tentou fazer uma negociação com a BS Bios e isso não foi feito e não houve negociações, sendo assim, empregada uma ação judicial na época”, explica Fragoso. Ijuí.com