Depois de ter sido prefeito de Caxias do Sul por dois mandatos, foi eleito governador do Estado em 2014
Da serra gaúcha
José Ivo Sartori nasceu em 25 de fevereiro de 1948 em Farroupilha, na serra gaúcha. É filho do agricultor e borracheiro Antônio Sílvio Sartori e da dona de casa Elza Josefina Dengo Sartori. Formado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi professor universitário e lecionou também as disciplinas de História, Moral e Cívica e OSPB (Organização Social e Política Brasileira). É casado com Maria Helena Sartori e pai de dois filhos.
Ingresso na política
Começou a carreira política em 1976, quando se filiou ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e elegeu-se vereador em Caxias do Sul. Em 1982 foi eleito pela primeira vez ao cargo de deputado estadual, e foi reeleito por mais quatro mandatos consecutivos. Durante o governo de Pedro Simon, foi secretário estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, entre 1987 e 1988. Em 2002, foi eleito deputado federal, contabilizando 98.903 votos no Rio Grande do Sul.
Sartori em 2010, em seu segundo mandato como prefeito de Caxias do Sul
Foto: Juan Barbosa/Agência RBS
De volta a Caxias
Em 2004, venceu a eleição para a prefeitura de Caxias do Sul. Em 2008, foi reeleito. Satori já havia se candidato ao cargo nas eleições de 1992 e 2000, mas não havia conquistado o primeiro lugar.
Governador interino
Sartori já exerceu também os cargos de vice-presidente do PMDB estadual e de presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em 1988, quando assumiu interinamente o governo do Estado em duas ocasiões.
Sartori durante a convenção do PMDB que lançou sua candidatura ao Piratini
Foto: Diego Vara
A chegada ao Piratini
O Rio Grande do Sul elegeu José Ivo Sartori seu novo governador em 26 de outubro de 2014. Derrotando o atual governador Tarso Genro (PT), no segundo turno, o peemedebista alcançou 61,22% dos votos válidos com 99,36% das urnas apuradas, às 19h34min.
VEJA TAMBÉM