Pesquisar
Close this search box.

A menos de seis meses do fim do mandato, Lilian cumpriu na plenitude 45% das promessas como prefeita

Um levantamento feito pelo blog analisou 36 promessas de Lilian, das quais 16 foram cumpridas na totalidade, 12 foram cumpridas em parte e 8 não foram cumpridas, ainda.

Em três anos e meio de mandato, a prefeita de Santo Augusto, Lilian Fontoura Depiere (PL), cumpriu 45% das promessas de campanha feitas em 2020, quando venceu as eleições.

Lilian fez promessas específicas em um programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no qual nos baseamos para fazer o levantamento.

Os critérios analisados são os seguintes:

  • Cumpriu: quando a promessa foi totalmente cumprida, sem pendências.
  • Cumpriu em parte: quando a promessa foi cumprida parcialmente, com pendências;
  • Não cumpriu ainda: quando o que foi prometido não foi realizado e não está valendo/em funcionamento.

Confira cada uma das promessas de Lilian:

Área de gestão: – Qualificar e valorizar os servidores públicos; – Agilizar e facilitar o desenvolvimento de obras públicas e privadas; – Atender as necessidades básicas do cidadão com rapidez e eficiência.

Compromisso com o produtor rural: – Atenção especial para manter estradas viáveis e trafegáveis, assim como apoio técnico e, em alguns casos, financeiro, aos pequenos agricultores. Atenção especial ao produtor de hortifrutigranjeiro, ao produtor de leite, ao setor da agroindústria, incrementando e fomentando essas atividades do homem do campo.

Desburocratizar: – Implantaremos um programa de Gestão e governança para desburocratizar e otimizar os processos administrativos. Desburocratizaremos a máquina pública e diminuiremos o tempo de liberação dos alvarás de construção. As secretarias e afins serão interligadas, permitindo que o usuário acompanhe em que fase está a sua solicitação. No nosso governo os serviços burocráticos serão muito mais ágeis, os pedidos de abertura de empresas, aprovações de projetos e solicitações gerais serão atendidos com rapidez e eficiência.

Educação: Entre as nossas metas na área da educação, estão: ampliar o número de vagas na Educação Infantil através da disponibilização de mais espaços físicos; promover a atualização pedagógica, tecnológica e estrutural ao sistema municipal de ensino; criar projetos de redução do analfabetismo.

Vagas nas Creches: – Implantaremos mais vagas e mais espaços físicos nas Creches, para sanar todas as dificuldades das famílias.

Mais Creches: – Para dar acesso a um maior número de crianças, evitando que os pais fiquem 1 ou 2 dias em filas esperando por vagas, vamos construir mais creches.

Creche desde as 7 horas: – Mudaremos o horário de atendimento das creches que passarão a funcionar às 7h da manhã, facilitando a vida dos pais que trabalham o dia inteiro e não têm com quem deixar os seus filhos.

Escola de Tempo Integral: – Implantaremos a Escola de Tempo Integral, um programa para o estudante ficar manhã e tarde na escola. Em um turno com aulas do currículo normal e no outro, projetos educacionais.

Participação dos pais: – Dentro do Programa Escola de Tempo Integral, implantaremos o Projeto Escola de Pais, com ênfase nos princípios de cidadania, democracia, sustentabilidade e responsabilidade.  

Infraestrutura (Obras, meio ambiente e saneamento público).

Melhorias comunitárias: – Pavimentações, drenagens, limpeza de estradas, ruas e praças.

Cooperar: – Com órgãos governamentais e privados, visando ações pró desenvolvimento do município, nos diferentes setores de administração pública.

Plano urbanístico: – Elaborar o Plano Urbanístico da Cidade, abordando: traçado viário, espaços institucionais, sinalização viária, pavimentação, drenagem, coleta de resíduos, acessibilidade, passeios, paisagismo, praças públicas, pórtico da entrada da cidade, arborização, limpeza urbana, redes de luz elétrica, redes de água e outros elementos do meio urbano.

Espaço de lazer para os jovens: – Apoiar e incentivar a criação de um ESPEÇO DE LAZER PARA OS JOVENS. Apoio com um local adequado, onde os jovens possam se encontrar, ouvir som alto, andar de moto, enfim, proporcionar um ambiente, uma alternativa, para o lazer e entretenimento dos jovens.

Casa de passagem para animais: – Daremos apoio às pessoas que querem garantir o bem-estar dos animais. Talvez, uma CASA DE PASSAGEM para os animais ficarem lá até sua adoção. O nosso governo vai apoiar, incentivar e estar junto na defesa dessa causa, protegendo os animais que estão em situação de abandono.

Rua coberta: – Dentro da nossa proposta de governo está o projeto que propõe uma “RUA COBERTA”, a fim de proporcionar espaço de convivência, com atividades culturais, reuniões religiosas, confraternizações, sob o abrigo das intempéries climáticas.

Desenvolvimento Econômico (Indústria, Comércio e agricultura)

Liberdade Econômica: – Implantaremos um programa de Liberdade Econômica, que vise a instalação e funcionamento de novas empresas.

Distrito Industrial: – Implantaremos e construiremos um “novo Distrito Industrial”.

Empreendedores locais: – Incluir empreendedores locais nas cadeias industriais da região: metal mecânico, vestuário, têxtil e artesanato.

Saúde

Posto 12 horas: – O Posto de Saúde Central vai funcionar “12 horas por dia”; das “7 às 19 horas”.

Oferta de medicamentos: – Vamos ampliar a oferta de medicamentos nos postos de saúde.

Mais médicos: – Contrataremos mais médicos para as UBSs e Posto de Saúde Central.

Abrigos: – Construiremos abrigos nas UBSs com acesso aos banheiros.

Dentista: – Adotaremos gabinete odontológico móvel nas escolas municipais.

Centro Esportivo Comunitário: – Criaremos um “Centro Esportivo Comunitário” visando o lazer e o esporte. Local apropriado que oportunizará o entretenimento e lazer social, viabilizando diversificar e incentivar o desporto, nas diversas modalidades, envolvendo crianças, jovens e adultos.

Transporte Escolar: – Vamos oferecer transporte escolar para todos os estudantes das áreas rurais.

Estradas do interior: – Faremos a manutenção de todas as estradas do interior do município de Santo Augusto.

Funcionários públicos: – Apoiaremos e valorizaremos os funcionários públicos do município, aproximando-os da gestão.

Desenvolvimento social: Basta de “empurrar com a barriga”. É fundamental o engajamento de toda a sociedade, com vistas à transformação da realidade dos idosos, jovens e crianças. Nossas metas para a área social, relacionadas no plano de governo, serão todas rigorosamente cumpridas, item por item.

CRAS: – Ampliaremos e qualificaremos o atendimento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) enquanto serviço público de acesso às políticas públicas.

CREAS: – Ampliaremos e qualificaremos o atendimento do Centro de Atendimento Especializado da Assistência Social (CREAS).

Centro do Idoso: – Garantir os direitos dos idosos, priorizar melhorias no Centro Social do Idoso, para que possam ser atendidos por profissionais que realizem oficinas, turismo e as mais diversas atividades.

Crianças e Adolescentes: – Realizaremos articulações entre pessoas e instituições, garantindo a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes, com atuação em rede entre as políticas públicas de saúde, educação, esporte, cultura, alimentação e lazer.

Assistência Social: – Iremos fortalecer os conselhos da mulher, do idoso, da habitação, crianças e adolescentes. Aplicaremos formações e capacitações aos conselheiros, para melhor atender nossa comunidade.

Inovações: – Faremos inovações em todos os setores, temos ideias, propostas, planos e muita, mas muita força de vontade para realizar o que estamos prometendo.

Dois Turnos: – Na Secretaria de Obras avaliaremos a possibilidade de dois turnos de 6 horas, 12 horas ininterruptas. Funcionará em forma de rodízio nas localidades do interior.

 

Categorias

Categorias

Arquivos

Arquivos