Dados são preliminares, divulgados após análise de 1 mil respostas de 2,5 mil questionários. Estudo também busca mapear bairros e cidades mais afetadas.
Por Thiago Boff – RBS TV
Vista aérea das ruas completamente alagadas no bairro Menino Deus, em Porto Alegre — Foto: MAX PEIXOTO/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO Uma torneira aberta pode ser gatilho para um pensamento que se tornou recorrente no Rio Grande do Sul após os temporais que causaram enchentes por todo o estado: minha casa será novamente alagada?
Transtorno do estresse pós-traumático, ansiedade, depressão e esgotamento profissional (burnout) são doenças de saúde mental citadas por quem respondeu a uma pesquisa em andamento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
As impressões coletadas até o momento apontam que 9 em cada 10 moradores do estado estão afetados, psicologicamente, pelas chuvas que atingiram o solo gaúcho ao longo do mês de maio. Foram analisadas 1 mil de 2,5 mil respostas a questionários aplicados ao longo de três semanas no RS.
Entre os dados já coletados, se destacam a ansiedade, com 91% dos entrevistados respondendo que têm sintomas; burnout, 60%; e depressão, 50%.
Visitas: 300